A importância de uma boa nutrição

Tempo de leitura: 5 min

Receba novidades incríveis no seu e-mail

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
A importância de uma boa nutrição

Olá, meninas! Hoje eu quero falar pra você sob uma ótica um pouquinho diferente a respeito de comer bem. A maioria das pessoas sabe que uma boa nutrição e que a atividade física pode ajudar a manter um peso saudável. Sim! A gente já sabe disso. Mas os benefícios de uma boa nutrição vão muito além do peso.

Uma boa nutrição significa que o seu corpo obtém todos os nutrientes, vitaminas e minerais de que necessita para funcionar da melhor forma. O bom funcionamento do nosso corpo não passa por apenas uma contagem de calorias. É um processo bioquímico completo que demanda variedades de nutrientes. Planeje suas refeições e lanches para incluir alimentos ricos em nutrientes e com baixo teor calórico.

Um dia a dia com bons hábitos alimentares reduz o risco de algumas doenças, incluindo doenças cardíacas, diabetes, derrame, alguns tipos de câncer e osteoporose; reduz a pressão alta e o colesterol alto; melhora o seu bem-estar e sua habilidade de lutar contra doenças, além da capacidade de se recuperar tanto de doenças quanto de lesões.

Sua energia agradece! Você se sentirá muito mais disposta e tranquila para executar tarefas simples, que muitas vezes parecem chatas. Além de te ajudar a fazer os exercícios físicos que são tão importantes para nossa saúde.

Mudar é difícil. Será?

A dica que eu posso te dar sem medo de errar é: comece pequeno. Um dos grandes erros da maioria das meninas que conheço que desejam realizar mudanças de hábitos é tentar realizar grandes mudanças de uma vez. Pela minha experiência, posso te dizer que é até possível fazer, mas essas mudanças não tomam corpo, não geram consistência por grandes períodos de tempo e não se tornam um hábito.

O que geralmente acontece ao se tentar fazer isso é um grande efetio rebote. Depois de aproximadamente 2 a 3 meses, sentimos que nosso esforço não se justifica tanto assim. Complementamos com aquelas famosas frases do tipo “eu mereço esse doce ou esse dia de preguiça” e pronto! Seu merecido hábito não te acha – é ladeira abaixo!

Mude aos poucos! Por exemplo, se você é daquelas que adora um pão francês ou bolo com muita manteiga todos os dias, experimente reduzir a manteiga e/ou trocar o pão branco por um pão de maior valor nutricional (converse com sua nutri!). Essa mudança, não vai te afetar negativamente como deixá-lo de comer bruscamente do nada. Você irá continuar comendo seu pão com manteiga e, depois de algum tempo, você verá que aquele é seu dia a dia. Hora de dar mais um passo. Degrau a degrau!

Com os exercícios é a mesma coisa! Se você está parada e totalmente sedentária, você pode até ter bons resultados entrando em uma aula pesada de Crossfit, por exemplo, e se apaixonar, levando essa modalidade para vida toda, mas estatisticamente não é isso que acontece. As pessoas sofrem aquele efeito rebote e desistem!

Uma ajudinha!

Para darmos um empurrãozinho na sua mudança, criamos juntas, a Nutri Paulli Buarque e eu, um sistema online de exercícios e dicas de nutrição para colocar você, sem promessas mirabolantes, sem neura e sem radicalismos, na estrada da mudança rumo a contrução de hábitos saudáveis. Eu faço todas as aulas com você, na praticidade da sua tela e você receberá dicas da nutri, receitas e muito mais!

Mas para não te deixar aqui de mãos vazias aqui, seguem 7 dicas para você já colocar em prática! Aproveite para já fazer um comprometimento consigo mesma e coloque nos comentários uma mensagem assumindo publicamente que você irá prestar atenção nessas dicas e começar uma mudança longa e duradoura! Isso tem um efeito interessante. Confia! Vai ser legal pra você e pra todas nossas amigas que verão como uma motivação para seguir também.

1. A comida não tem mais gosto bom

Experimente novas receitas ou adicione diferentes ervas e especiarias. Alguns medicamentos podem afetar o apetite ou o paladar – fale com o seu médico.

2. Faça as refeições com calma

Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos. Grande parte das enzimas digestivas (50%) são secretadas por estímulos sensoriais (visão, olfato, tato, paladar).

3. Mastigue bem os alimentos

A digestão se inicia na boca com a trituração dos alimentos e ação da salivação. A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo. Quando há ansiedade, o controle da ingestão de alimentos é prejudicado e, muitas vezes, comemos mais. Quando mastigamos bem, automaticamente estamos trabalhando com a ansiedade e promovendo a saciedade fisiológica (verdadeira). Então, não coma em menos de 20 minutos cada refeição.

4. Comer sozinha

Experimente jantar fora com a família, amigas ou vizinhos! Pode dar bom não só para a saúde do seu corpo! Principalmente se o vizinho for um gato! 😉

5. Líquidos x Refeição

Não ingira líquidos junto com as refeições. O líquido faz com que você não mastigue bem os alimentos e atrapalha o processo digestivo. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais.

6. … mas ingira bastante líquido

A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajude o organismo a transportar os nutrientes que precisamos. O melhor método que temos para verificar nossa hidratação é a cor da urina, a qual deve estar amarela bem clara.

7. Evite os industrializados

Evite alimentos industrializados, processados e embutidos. Estes produtos contêm inúmeras substâncias químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo. O consumo desses alimentos em quantidade excessiva demanda trabalho do fígado para neutralizar corantes, conservantes, etc, e depois eliminá-los, muitas vezes com auxílio dos rins. Alguns produtos com potencial efeito cancerígeno podem ser recebidos pela ingestão desses produtos ou serem produzidos no processo de desintoxicação. Pode haver comprometimento do sistema imunológico e processos alérgicos devido à ingestão de produtos estranhos ao nosso organismo.

Então é isso! Espero que a partir de hoje (agora mesmo!) você comece a plantar sementinhas de mudança, que lhe ajudem subir degrau a degrau na construção de um corpo e uma mente mais saudável. Conheça o EstarBemFit #EmCasa e se cuide!

Um bejo! 😘

7 dicas para quem não gosta de academia

Comece HOJE a mudar sua rotina de uma maneira leve e saudável.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Receba novidades incríveis no seu e-mail

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.